Clash of Clans não teria sucesso se fosse lançado hoje, diz o criador do game

Clash of Clans não teria sucesso se fosse lançado hoje, diz o criador do game
Sexta, 30 De Junho, 09:40

CLASH OF CLANS NãO TERIA SUCESSO SE FOSSE LANçADO HOJE, DIZ O CRIADOR DO GAME

No mundo de jogos para celulares, a Supercell é um fenômeno único, uma pequena empresa finlandesa conseguiu, contra todas as probabilidades, se tornar um dos maiores desenvolvedores de jogos para celulares com o compromisso de free-to-play (grátis para jogar), com download gratuito, mas onde jogadores pagam por itens ou poderes especiais na sua mais famosa franquia, Clash of Clans.

A história do jogo mistura sorte e talento. Sorte, porque ele estava no lugar certo e na hora certa. Talento porque seus dois fundadores, Ilkka Paananen e Mikko Kodisoja conseguiram criar uma equipe capaz de produzir sucessos em série contando com personagens carismáticos em Clash of Clans.

Clash Royale , seu último jogo, é agora um dos três aplicativos mais lucrativos na AppStore. Impossível não atrair a atenção, e carteiras de grandes investidores. Em junho passado, a gigante chinês Tencent adquiriu a empresa por cerca de 8.600 milhões de doláres.

Kodijosa tem sido um dos oradores deste ano na Gamelab, o Congresso Internacional de Videogames e Entretenimento Interativo que está sendo realizada nestes dias em Barcelona, onde ele mostrou sua visão do cenário atual de entretenimento móvel. O mundo teve a chance de falar com ele depois de seu discurso.

A Entrevista



Francamente, hoje há alguma chance de um jogo para celular ter sucesso se não for grátis para jogar?

Ainda há mercado para o que chamamos de “jogos premium”, mas eles têm que ser diferente, único e oferecer algo nunca visto antes. Em geral, este é o que também acontece no mercado dos jogos free-to.play (grátis para jogar). Para realçar deve ser algo que te faz diferente.



Sendo assim, é difícil para um desenvolvedor independente desenvolver um jogo móvel de sucesso?

Se você é um desenvolvedor independente e sua estratégia é criar um clone de algo que já é sucesso, sim. Você não tem muitas possibilidades. Você tem que correr riscos para fazer algo realmente diferente e confiança que ressoam com o público. Você tem que confiar no crescimento orgânico continuado, que não é fácil, porque agora, o mercado móvel (para celulares) requer investir pesadamente em publicidade para promover um jogo.



Pensando assim, seria semelhante ao tradicional mercado de vídeo games para consoles ou computadores?

É muito competitivo agora ... o tempo que dura esta entrevista já tivemos 10 novos concorrentes. Se você é um pequeno estúdio, você precisa de uma empresa atrás de você para subir e ajudar a promover o jogo ou contar com um pequeno grupo de jogadores e influentes.
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RONNY

Viciado em Clash of Clans e Clash Royale, além de criar os conteúdos deste site, desenvolve e cria outros sites como os que estão no rodapé deste.

DAIANA

Era viciada no Clash of Clans, agora... maldita hora da Supercell lançou o Clash Roayle para Android!

VICTOR

Também conhecido como Madruguinha, desenvolvedor de sites e metido a estratégista no Clash of Clans.

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